NAVEGAÇÃO

Procter & Gamble

Case Study

A Procter & Gamble atua em quase 70 países e com um dos portfólios mais fortes de marcas de confiança e qualidade – consumidas por quase 5 mil milhões de pessoas em todo o mundo. Além de suprirem as necessidades de consumidores de todo o mundo, também estão empenhados em ser uma das empresas mais responsáveis do ponto de vista social.

 

As marcas, funcionários, operações e parceiros da P&G trabalham em conjunto para fazer essa diferença – sendo mais transparentes, construindo parcerias colaborativas, respeitando os direitos humanos, optando pelo abastecimento responsável… no geral, fazer o que está certo.

 

É especializada em uma ampla gama de saúde pessoal / saúde do consumidor e produtos de cuidados pessoais e higiene; esses produtos são organizados em vários segmentos, incluindo beleza; Higiene; Cuidados de saúde; Tecido & Home Care; e Bebê, Cuidados Femininos e Familiares.

 

Detém mais de 380 marcas por todo mundo. Algumas delas são comercializadas apenas em alguns países, outras são consumidas em quase todo o mundo.

Cliente:

Procter & Gamble, Portugal.

 

Sector:

Distribuição

 

Perfil do Cliente:

Fabricante de produtos para cuidado pessoal e cuidado de casa.

 

Situação do Negócio:

Controlo de performance das Equipas no terreno

 

Soluções:

SkySales Field Marketing

Funcionalidades e Benefícios

 

A P&G tem uma equipa de colaboradores que visitam regularmente o comércio tradicional, no sentido de promover e dinamizar as suas marcas.

 

A equipa de terreno passou a visitar as lojas com suporte de uma solução de mobilidade, permitindo o registo das encomendas e das ações realizadas. As encomendas são colocadas aos clientes com os seus próprios códigos e desde que os produtos estejam disponíveis.

 

Adicionalmente a equipa ainda verifica os preços de venda (Shopping) e rupturas.

 

Através de um sistema de Business Intelligence a P&G consegue consultar e analisar toda a informação recolhida.

 

Esta solução permitiu vários benefícios, sendo os mais relevantes:

 

  • Melhor entendimento do peso e dos segmentos do mercado tradicional na Kraft;
  • Segmentação mais correta dos clientes;
  • Melhor percepção sobre as ações a realizar;
  • Medição do cumprimento dos objetivos da equipa do terreno em tempo real.

Sistema

A solução presente na P&G é a variante do SkySales para o mercado do Field Marketing.

 

Esta solução permite às empresas fornecedoras da distribuição moderna e tradicional um conhecimento profundo sobre o mercado, orientando as suas acções e visitas no sentido de dinamizar e aumentar as vendas.

 

As funcionalidades em utilização são as encomendas transfer (encomendas realizadas nos pontos de venda tradicionais), com transferência para os clientes directos (Cash’s e Distribuidores), e a realização de shopping e verificação de disponibilidade dos produtos.

 

A solução permite ainda fazer auditorias a planogramas e quota de espaço na loja, assim como verificação de ações negociadas previamente com os clientes.

 

Toda a informação gerada pelas aplicações móveis é integrada e consolidada num sistema central, com acesso pela Internet, onde através de um sistema de Business Intelligence, é possível realizar inúmeras análises sobre várias perspectivas. Esta solução permite ainda que sejam os próprios utilizadores a criarem as suas consultas e relatórios.