NAVEGAÇÃO

Sistemas

A infraestrutura de TI consiste nos componentes e serviços que fornecem a base para sustentar todos os sistemas de informação de uma organização.

Ter uma organização competitiva exige uma grande variedade de equipamentos, software e ferramentas de comunicação para funcionar.

Cada organização deve projectar e administrar cuidadosamente sua infraestrutura, de modo que ela contenha o conjunto de serviços tecnológicos necessários para o trabalho que se quer realizar.

Os componentes (também conhecidos como plataforma) são divididos em hardware, software e tecnologias de comunicação e providenciam a base de todo o sistema. O profissional de TI usa estes componentes para gerar serviços, que incluem a gestão de dados, desenvolvimento de sistemas e novos métodos de segurança.

• Hardware: Consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Inclui, também, equipamentos para reunir e registar dados, meios físicos para armazená-los e os dispositivos de saída da informação processada.

• Software: É dividido em software de sistema e de aplicativos. Os de sistema administram os recursos e as actividades do computador. Os de aplicativos direccionam o computador a uma tarefa específica solicitada pelo usuário.

• Rede: Proporciona conectividade de dados entre funcionários, clientes e fornecedores. Isso inclui a tecnologia para operar as redes internas da organização, os serviços prestados por companhias telefónicas ou de telecomunicações e a tecnologia para operar sites e conectar-se com outros sistemas computacionais por meio da internet.

• Serviços: As organizações precisam de pessoas para operar e gerir os outros componentes da infraestrutura de TI, além de ensinar seus funcionários a usar essas tecnologias em suas actividades. Nem mesmo as grandes organizações tem a equipe, o orçamento ou a experiência requerida para implantar e operar a ampla gama de tecnologias que necessitam. Quando precisam fazer alterações profundas em seus sistemas, ou implantar uma estrutura completamente nova, em geral, as organizações recorrem a consultores externos que as ajudam com a integração do sistema. Existem milhares de fornecedores de tecnologias que oferecem serviços e componentes da infraestrutura de TI, assim como um número igualmente grande de maneiras de combiná-los.